domingo, 13 de maio de 2012

DICAS DE LIVROS ESPÍRITAS SOBRE O TEMA DEPRESSÃO

São muitas e ótimas as opções que a Literatura Espírita oferece aos leitores tratando do tema, infelizmente, sempre atual, da Depressão. Eis algumas delas:


VIVA BEM SEM DEPRESSÃO
Autor: Severino Barbosa
144 págs.
Editora EME
Resumo: Ensina como é possível substituir cada um dos sentimentos inferiores – medo, culpa, inibição, amargura, frustração e tantos outros – por sentimentos de reconhecimento a Deus e de gratidão por nos proporcionar sempre novas oportunidades. Apresenta ainda um ‘antídoto’ à depressão, com 60 conselhos úteis.


SEJA FELIZ, DIGA NÃO Á DEPRESSÃO
Autora: Elaine Aldrovandi
160 págs.
Editora EME
Resumo: No decorrer dessas páginas veremos que a Depressão é uma doença multifatorial, cujo tratamento exige, do doente e de seus familiares, muito esforço e perseverança para percorrer os longos caminhos até a cura.
É preciso realizar uma viagem dentro de si mesmo para renovar conteúdos mentais inadequados: libertar-se de complexos de culpa, mágoas e ressentimentos; melhorar a auto-estima e deixar de sentir refém da própria vida.


VENCENDO A DEPRESSÃO
Autor: Wlademir Lisso
224 págs.
Editora EBM
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2020, a depressão será a segunda doença de maior ocorrência no mundo, perdendo apenas para as cardíacas. Com tal previsão, falar sobre depressão torna-se imprescindível.
Nesse sentido, VENCENDO A DEPRESSÃO, do autor Wlademir Lisso é uma obra alicerçada nos postulados científicos e espíritas, que busca dar respostas positivas a essa questão, por meio da reflexão sobre as infinitas potencialidades físicas e espirituais do ser humano.


VITÓRIA SOBRE A DEPRESSÃO
Médium: Divaldo Pereira Franco
Autora Espiritual: Joanna de Ângelis
Editora LEAL
Resumo: Nesta obra, Joanna de Ângelis nos apresenta as considerações e o contributo terapêutico do Espiritismo para combater e eliminar essa doença da alma, a fim de restabelecer o equilíbrio e a harmonia do ser. Ao ler esta extraordinária obra, o leitor estará preparado para evitar as armadilhas cruéis da depressão, conhecendo também as manobras dos Espíritos infelizes que a alimentam através de mecanismos obsessivos.


DEPRESSÃO – CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E TRATAMENTO
Autor: Izaias Claro
203 págs.
Editora Clarim
Resumo: Oferecendo um conceito simples sobre a enfermidade, pode-se dizer que depressão é um estado de espírito de melancolia, tristeza ou desespero. A intensidade e a duração deste estado dependem da personalidade, dos fatores que desencadeiam o processo eda situação atual da vida do paciente. À luz da Doutrina Espírita, este livro tem por objetivo auxiliar os que se encontram em estado depressivo.


ABAIXO A DEPRESSÃO
Autor: Richard Simonetti
Editora CEAC
Resumo: Independentemente da causa a depressão instala-se a partir de nossas disposições íntimas e da maneira como enfrentamos os desafios da existência. Nesse particular, a experiência tem ensinado que o bom humor e a reflexão, o rir aliado ao refletir, fortalecem o ânimo e iluminam caminhos, permitindo-nos evitar ou deixar seus escuros abismos, marcados pelo desencanto de viver. Não há depressão que resista ou se instale num coração risonho, plugado em cérebro disposto a justificar sua existência com o exercício da razão. Esta é a proposta deste livro, conforme o estilo consagrado do autor, oferecendo páginas bem humoradas como introdução a reflexões sobre a existência humana que nos permitem espantar tensões e angústias que alimentam a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário