domingo, 1 de abril de 2012

CHICO XAVIER, 102 ANOS


A seguir, o artigo publicado na edição de hoje do Jornal Diário do Rio Claro, à pág. 11:

Francisco de Paula Candido Xavier, nome de batismo, nasceu em Pedro Leopoldo/MG em 02 de abril de 1910. Ficou órfão de mãe muito cedo e sofreu nas mãos de sua madrinha com quem viveu até seu pai contrair segundas núpcias e dar-lhe um novo lar e uma nova mãe.

Sua primeira psicografia, ocorrida em julho de 1927 aos 17 anos reuniu 17 páginas de autoria desconhecida. Foi com o polêmico Parnaso do Além Túmulo que Chico estreou no mercado editorial. O livre reúne 256 poemas de diversos poetas como Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Antero de Quental, Cruz e Souza e Guerra Junqueira. O meio literário dividiu-se em opiniões quanto ao livro o que na verdade despertou um interesse ainda maior pelo mesmo.

Conforme a Doutrina Espírita codificada e difundida por Allan Kardec (1804-1869) essa mediunidade de Chico Xavier, da qual se utilizou para psicografar mais de 450 livros, era classificada como ostensiva (com bastante freqüência) e de efeitos intelectuais (os fenômenos têm base na esfera subjetiva, não interferem os cinco sentidos, senão a racionalidade e o intelecto). Através da psicografia (comunicação pela escrita), na modalidade mecânica (o espírito comunicante atua diretamente sobre a mão do médium que transcreve inconscientemente a comunicação), Chico recebeu as comunicações de seus mentores Emannuel e André Luiz, entre outros espíritos de luz que resultaram em vasta e edificante obra literária.

Além de incontável número de mensagens de desencarnados que consolavam e esclareciam os seus entes queridos, que, muitas vezes em desespero e já sem esperança, o procuravam em Uberaba/MG cidade onde viveu durante muito tempo e faleceu. Ao todo foram mais de 10 mil mensagens que ajudaram muitos dos familiares dos desencarnados a readquirir o bom ânimo, a esperança e retomarem as suas vidas.

Importante ressaltar que ao contrário do que muitos imaginam não há no transe mediúnico incorporação do espírito comunicante por parte do médium o que, caso fosse verdade, desmentiria a lei da Física que diz que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. O que de fato ocorre é que o médium percebe e assimila a idéia do espírito comunicante e a expressa através da modalidade mediúnica que tem desenvolvida, no caso de Chico, com maior freqüência, a psicografia.

Chico Xavier jamais recebeu direitos autorais das obras que psicografou. Toda a renda oriunda dos 20 milhões de livros vendidos, enquanto encarnado, e que hoje, conforme estimativa já ultrapassam 50 milhões foram doadas para obras assistenciais.

Ele confessara aos mais próximos que preferia morrer despercebido. Isto se deu em 30 de junho de 2002, justamente o dia em que todas as atenções no país se voltavam para a conquista do pentacampeonato mundial de futebol pela seleção brasileira. Chico desencarnou aos 92 anos de parada cardíaca.

A Fundação Cultural Chico Xavier, sediada em Pedro Leopoldo/MG, cidade natal do médium, tem como objetivo ser um espaço público onde as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o acervo bibliográfico psicografado por Chico, além de realizar ações, projetos e programas sociais de ajuda às comunidades carentes. Dentre esses projetos a serem implantados estão o Memorial Chico Xavier e o Centro de Estudos e Pesquisa.

Em 2010, com grande sucesso, a vida do médium foi levada às telas do cinema sob a direção de Daniel Filho, tendo Nelson Xavier no papel principal.

Em Rio Claro, o movimento espírita está representada nas diversas casas espíritas que compõe a U.S.E.I.R.C – União das Sociedades Espíritas Inter-Municipal de Rio Claro que tem sua sede própria à rua 14 No. 240, Jardim Consolação.

Diariamente, as casas espíritas de Rio Claro, desenvolvem diversas atividades, dentre elas, as palestras, os passes, o atendimento fraterno, e vários cursos sobre importantes temas da Doutrina Espírita, tais como a educação mediúnica. Também iniciativas de cunho social, como bazar, doações de cestas básicas, roupas e campanhas beneficentes.

O importante trabalho de Chico Xavier proporcionou a boa aceitação do livro espírita junto ao público leitor brasileiro e tão grande se tornou a demanda que se fez necessário uma maior divulgação do livro espírita, surgindo em todo país diversas livrarias, jornais, e clubes do livro espírita.

Em Rio Claro a livraria espírita, a Páginas de Luz, em atividade ininterrupta há mais de 20 anos, está localizada à Rua 5 No. 1314, avenidas 4 e 6, na região central da cidade.

Além das bibliotecas das casas espíritas, organizadas e com vasto acervo, os adeptos da literatura espírita contam também em Rio Claro com dois clubes do livro, o Sementes de Luz (3523-2136) e o clube do livro da Associação Espírita Vinha de Luz (9833-2186)

Geraldo J. Costa Jr.

(O colaborador é cronista)

Dirigente 2º. Secretário da Casa Espírita Fraternidade

Diretor responsável pelo Depto. do Livro da USEIRC – (União das Sociedades Espíritas Inter-municipal de Rio Claro)

Fontes bibliográficas: O Livro dos Médiuns (1861) e O Livro dos Espíritos de Allan Kardec (1857), COEM Módulo II – Centro de Orientação e Educação Mediúnica – Casa dos Espíritas de Rio Claro/SP (www.casadosespiritasak.com.br) Fundação Cultural Chico Xavier (http://www.chicoxavier.org.br/) , Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário