sábado, 31 de dezembro de 2011

O FUTURO OCULTO


Coluna Espírita PÁGINA DE ESPIRITISMO CRISTÃO

Publicada na edição de 31/dez./2011 do Jornal Diário do Rio Claro, à pág. 7. A coluna é publicada aos sábados.

O FUTURO OCULTO

No período de transição de um ano para o outro como este que se vivencia, é natural as pessoas especularem sobre os acontecimentos futuros pertinentes ao ano que está preste a se iniciar. Desde tempos imemoriais o futuro desperta a curiosidade e o interesse do ser humano que, intuitivamente sabe que a ele chegará, contudo, para atingir seus objetivos pessoais e por uma série de outras razões, muitas vezes, movido pela ansiedade, deseja antecipá-lo, ignorando que na ordem natural das coisas tudo ocupa o seu tempo e espaço. Vejamos o que o Livro dos Espíritos tem a nos dizer a respeito do assunto. Na questão 869, Allan Kardec indaga os espíritos da seguinte forma: Com que fim o futuro se conserva oculto ao homem?

Eis a resposta: “Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria do presente e não agiria com a liberdade com que o faz, pois seria dominado pela ideia de que, se uma coisa tem que acontecer, inútil seria ocupar-se dela, ou então procuraria impedi-la. Deus não quis que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, mesmo daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que cada ser humano prepara, quase sempre sem o saber, os acontecimentos que hão de sobrevir no curso de sua existência”.

Extraído de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec – Capítulo 10 – Lei de Liberdade

Mensagem:

Importante salientar que os espíritos superiores não se ocupam de satisfazer a curiosidade dos encarnados revelando-lhes segredos, vantagens ou antecipando-lhes sobre acontecimentos futuros, porque se o fizessem estariam interferindo no livre arbítrio daquele que a seu turno está tendo a oportunidade do aperfeiçoamento moral e, portanto, do crescimento espiritual através da encarnação. Os espíritos que se ocupam de dar manifestações dessa natureza revelam ainda pouca evolução espiritual, portanto, sujeitos a cometer ou a induzir a enganos. É através das suas lutas e dos seus esforços que o ser humano evolui. Nunca demais lembrar que o sol nasce para todos e a cada um segundo suas obras. Confiemos em Deus, nosso Pai, em Jesus, nosso Mestre e sigamos em frente, com ânimo renovado e cheio de esperança no ano que se inicia.

AGRADECIMENTO:

A Comissão de Divulgação da Livraria Espírita Páginas de Luz e do Clube do Livro Espírita Sementes de Luz, agradece aos seus leitores e a todos que em 2011 nos ajudaram a contribuir com a divulgação da mensagem consoladora, esclarecedora e de amor e perdão, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, contida na Doutrina dos Espíritos, através dessa coluna, em especial ao Jornal Diário pela oportunidade, e deseja a todos um FELIZ 2012!

g.j.c.jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário