segunda-feira, 23 de abril de 2012

Coluna Espírita PÁGINA DE ESPIRITISMO CRISTÃO


DE MÁRIO A TIRADENTES

Há 220 anos, o alferes Joaquim José da Silva Xavier culminava de maneira dramática sua trajetória de lutas pela independência do Brasil. No romance espírita “De Mário a Tiradentes” de autoria do espírito Tomás Antonio Gonzaga, psicografado pela médium Marilusa Moreira Vasconcellos, são narradas tramas reencarnatórias dos inconfidentes mineiros, em suas experiências terrenas anteriores àquela ocorrido no século XVIII, no Brasil, retomando ao século II, antes de Cristo, com riqueza de detalhes. A partir das informações apresentadas neste romance, Afonso Maia traça um paralelo entre as várias encarnações conhecidas do Tiradentes. Segundo ele, as mais importantes são as seguintes, como sacerdote egípcio, Tiradentes estava em contato com espíritos evoluídos e iluminados e aprendeu valores da religião, como organismo de controle do comportamento humano e suas expectativas. 
Como Caio Mário era modelo de conduta e justiça, aprendeu táticas de guerras com o general Cipião, foi sete vezes  proconsul romano aprendeu administrar recursos materiais, humanos e o domínio da oratória com grande poder de síntese e eloqüência. 
Como mendigo, pagou pelos seus erros e fora humilhado sob todas as formas, uma encarnação dura e cheia de aprendizados.    Tinha como companhia Sextilho (um antigo desafeto, e que era por sinal, o próprio Tomás Antonio Gonzaga) e Marta “ex- escrava em Roma”, em situações difíceis aprenderam a conviver com as diferenças e a lei do perdão”esquecer o passado adverso”. 
Como Papa Gregório, foi um administrador prudente e um modelo de conduta, um espelho para se refletir e a se seguir em causa e fé. Sua mãe lhe deu uma educação primorosa, orientada para, justiça, moral e dignidade!
Por fim, Joaquim da Silva Xavier “O Tiradentes”, um libertário de princípios e ideais, usou todo o seu preparo de encarnações passadas, para atingir os objetivos a qual foi destinado. No momento crítico abdicou da vida em pró dos amigos inconfidentes de causa e fé, um modelo que a república adotou como signo, escreveu o seu nome na história com o seu sangue e o seu amor pela liberdade e pela humanidade. Sobre o mesmo assunto, outro ótimo livro, anterior ao aqui citado é “Confidências de um Inconfidente” do mesmo autor espiritual e psicografado também pela médium Marilusa Moreira Vasconcellos.

CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA SEMENTES DE LUZ
Inscrições abertas. Participe. Opção mensal e bi-mensal. Livros novos e recomendados por apenas R$15,00. Lançamento do mês de Abril, “É Preciso Recomeçar”, romance psicografado por Célia Xavier de Camargo, de autoria do espírito Eduardo. Informe-se: 3523-2136 ou na Livraria Espírita Páginas de Luz, à rua 5 No. 1314, Centro, Rio Claro/SP, em horário comercial.

MOCIDADE ESPÍRITA, AOS SÁBADOS (A partir dos 14 anos de idade):
Casa dos Espíritas (Rua 10 No. 1149, c/ Avenidas 1 e 2), das 14 ás 15h
Centro Espírita Fé e Caridade (Rua 5 No. 709, c/ avenida 9), das 15 ás 16h
Centro Espírita José de Campos Salles (Rua Saibreiro 3 No. 674), das 18 às 19h.

155 ANOS DE "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
A primeira obra da Codificação. Há 155 anos, comemorados no último dia 18, Allan Kardec publicava O LIVRO DOS ESPÍRITOS. O divisor de águas na busca pelos questionamentos fundamentais da vida humana: de onde viemos, para onde vamos, quem somos? Leitura imprescindível para o entendimento da Doutrina Espírita.

PALESTRA NESTE SÁBADO, 21,
Orador: Gumercindo Conceição com tema “Comigo, Todo Fardo é Leve”.
Às 20h00, na Casa dos Espíritas, à Rua 10 No. 1.149 c/ Avs. 1 e 2.

g.j.c.jr.
*Publicada no Jornal Diário do Rio Claro,  em 21/4/2012, à pág.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário