sábado, 13 de agosto de 2011

COLUNA ESPÍRITA NA IMPRENSA ESCRITA DE RC


Leiam a seguir, na íntegra, a coluna espírita Página de Espiritismo Cristão", publicada na edição de hoje do Jornal Diário do Rio Claro:

LEI DO PROGRESSO

A questão 784 de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec traz a seguinte indagação: A perversidade do homem é bastante intensa, e não parece que ele está recuando, em lugar de avançar pelo menos do ponto de vista moral? Eis a resposta: Engana-te. Observa bem o conjunto e verás que ele avança, pois vai compreendendo melhor o que é o mal, e dia a dia corrige os seus abusos. É preciso que haja excesso do mal, para fazer-lhe compreender as necessidades do bem e das reformas.

Mais adiante, na questão 785 a indagação é a seguinte: Qual o maior obstáculo ao progresso moral? Resposta: É o orgulho e o egoísmo. O progresso intelectual avança sempre. À primeira vista, esse progresso intelectual parece intensificar o orgulho e o egoísmo, desenvolvendo a ambição e o amor às riquezas materiais, que, por sua vez, incitam o homem às pesquisas que lhe esclareçam o Espírito. Desse modo, tudo se relaciona no mundo moral como no físico e que do próprio mal pode resultar o bem. Mas esse estado de coisas mudará à medida que o homem compreender melhor que além do gozo dos bens terrenos existe uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais durável.

Aqui cabe uma reflexão: Apesar das aparências, a humanidade já progrediu muito moralmente, e progredirá ainda muito mais. A observância e o respeito às leis humanas como às leis espirituais que são as leis de Deus, perfeitas e imutáveis, depende do esforço que cada um faz para vencer o orgulho e o egoísmo. Não é batalha que se vence da noite para o dia, e muito menos de um instante para outro, e sim, em longas jornadas, através das vidas sucessivas, explicadas pelo fenômeno da reencarnação. E aprendendo sempre com as quedas e os erros, aos quais, todos estão sujeitos. Finalmente, se esclarecendo e se fortalecendo cada vez mais, por intermédio da fé em Deus, dos ensinamentos de Jesus e do amor à vida, que a todos permite levantar e seguir adiante, sempre que necessário. Sem jamais esquecer que a guerra que um não quer dois não faz. Portanto, perdoar, é vencer o inimigo que ainda se carrega consigo, e que se chama imperfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário