sábado, 2 de abril de 2011

Coluna Espírita “Páginas de Espiritismo Cristão”


CHICO, SINÔNIMO DE AMOR

É natural afirmar que o dia 02 de abril se trata de uma data muito importante para os espíritas. Mas não somente para os espíritas. E sim, para todo aquele que reconhece no amor e no perdão, na disposição em fazer o bem em favor do semelhante, a prática do Evangelho de Jesus. Em que pese as limitações, as imperfeições, os vícios de toda sorte impregnados na alma e comum a todo ser humano, o esforço em praticar o bem, em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é a porta que se abre a todo aquele de boa-vontade e que, a este revela um caminho que conduz à paz e a felicidade.
Na data de hoje, comemora-se o aniversário de nascimento daquele que conquistou, não apenas da parte dos espíritas, mas de todo ser humano de bom coração, a simpatia, o respeito e a admiração, pelo fato de renunciar a sua própria vida e seus interesses para se dedicar com alma e coração, com amor e carinho ao semelhante, trazendo-lhe justamente aquilo que melhor define a religião espírita que é, sobretudo, consoladora, porque é substanciada no amor, e esclarecedora, porque traz luz à fé em Deus e no Evangelho de Jesus.
Nesta data, comemoram-se os 101 anos de nascimento de Francisco de Paula Cândido Xavier que, mais que um medianeiro entre dois mundos, o físico e o espiritual, foi aquele que compreendeu e aceitou e buscou com todas as suas forças colocar em prática, a reveladora Boa-Nova de Jesus, segundo a qual, fora da caridade não há salvação.
Inspiremos-nos no exemplo de Chico Xavier para, segundo os ensinamentos de Jesus, buscar a paz e o amor existentes em nós, pois, afinal, somos todos filhos de Deus, independentemente da situação em que nos encontramos. Como dizia o bom e afável Chico: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Esperança sempre. Esta é a força que deve animar o nosso espírito, porque pertencemos todos à Sagrada Família. Porque Deus é nosso Pai e Jesus, nosso Irmão Maior, e Maria, a Mãe de Nós todos. Somos ovelhas, e desgarradas ou não, estamos ao aprisco e sob o olhar do pastor. Não temos nada a temer. E, portanto, nenhum motivo para não acreditarmos na força do Amor e do Perdão, que nos cura, nos liberta e nos faz conhecer a felicidade que os olhos e o coração da alma vêem e sentem.
g.j.c.jr.

Publicado no Jornal Diário do Rio Claro, à pág. 11, edição de 02/04/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário