quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS


Há muita curiosidade de como é a vida dos espíritos quando não estão encarnados. O Livro do Espíritos de Allan Kardec no capítulo 10 “Ocupações e Missões dos Espíritos” traz luz à essa questão. Vejamos:

Questão 558: Os espíritos cuidam de outra coisa, além do seu melhoramento espiritual? Resposta: Concorrem para a harmonia do Universo, executando a vontade de Deus, do qual são ministros. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas nada tem de penosa como na Terra, pois não está sujeita à fadiga corpórea nem às angústias da necessidade.

Questão 559: Os espíritos inferiores e imperfeitos desempenham também um papel útil no Universo? Resposta: Todos têm deveres a cumprir. O último dos pedreiros não concorre tão bem para a construção do edifício como o arquiteto?

Questão 560: Os espíritos têm cada um, atributos especiais? Resposta: Vale dizer que todos têm de habitar por toda parte e adquirir conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente às funções concernentes a todos os planos do Universo. Mas, como se diz no Eclesiastes, há um tempo para cada coisa. Assim, este cumpre hoje o seu destino neste mundo, aquele o cumprirá ou já cumpriu em outro tempo sobre a Terra, na água, no ar, etc.

Questão 561: As funções que os espíritos desempenham na ordem das coisas são permanentes para cada um e pertencem às atribuições de certas classes? Resposta: Todos devem percorrer os diferentes graus da escala, para se aperfeiçoarem. Deus, que é justo, não poderia ter dado a uns a ciência sem trabalho, enquanto outros só a adquirem de maneira penosa.

Questão 562: Os espíritos da ordem mais elevada nada mais tendo a adquirir entregam-se a um repouso absoluto ou ainda tem ocupações? Resposta: Que querias que eles fizessem por toda a eternidade? A eterna ociosidade seria um suplício eterno?

Questão 562-a: Qual a natureza das suas ocupações? Resposta: Receber diariamente as ordens de Deus e transmiti-las por todo o Universo e velar pela sua execução.

Questão 563: As ocupações dos espíritos são incessantes? Resposta: Sim. Seu pensamento está sempre em atividade, pois que eles vivem pelo pensamento. Mas é necessário não comparar as ocupações dos Espíritos com as ocupações materiais dos homens. Sua própria atividade é um gozo pela consciência que eles têm de ser úteis.

Questão 563-a: Concebe-se isso para os bons espíritos; mas acontece o mesmo com os espíritos inferiores. Resposta: Os espíritos inferiores têm ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais ao trabalhador braçal e ao ignorante os trabalhos do homem culto?

Fonte: O Livro dos Espíritos – de Allan Kardec – Tradução: J. Herculano Pires – Editora LAKE.

Este livro você encontra na 41a.Feira do Livro Espírita, de 01 a 22/dez., das 09h00 às 22h00, no Jardim Público, região central de Rio Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário